Saber Mais... ou Partilha de Saberes

Há certamente coisas que cada um de nós sabe e que pode também ser útil aos outros. Este é o local destinado à troca, à partilha de saberes. Vamos a isso.

O EuroBillTracker é uma equipa internacional de voluntários sem fins lucrativos dedicada a seguir o rasto das notas de Euro à volta do mundo. Cada utilizador regista no EuroBillTracker o número de série e informação geográfica para cada nota que obtém. Desta informação, o site gera:
  • Informação de difusão: Cada país com Euro tem o seu intervalo de números de série e com esta informação pudemos gerar gráficos de difusão que nos indicam como as notas viajam para outros países. Veja a secção Difusão para mais informação.
  • Informação de 'tracking': Quando uma nota é registada novamente, os utilizadores que já a haviam registado são notificados via email. Estes 'hits' podem ser vistos na secção de estatísticas.
  • Estatísticas e rankings: Quem regista mais notas, quais são os melhores países? Onde estão as notas neste momento?

Link para o site: http://www.eurobilltracker.com/

 

 

VoIP - A voz na Internet

A utilização do VoIP (Voice over Internet Protocol) está a provocar uma profunda alteração ao nível das telecomunicações. Podemos hoje falar facilmente, e sem custos, com qualquer pessoa.
Existe presentemente uma grande diversidade de programas que permitem a realização de chamadas gratuitas, desde que se ligue para qualquer pessoa que também use a aplicação: Google Talk (http://www.google.com/talk/), VoipBuster (http://www.voipbuster.com/en/index.html), o IOL Talki (http://ioltalki.iol.pt/), Netcall (http://www.netcall.pt/).
OSkype (http://www.skype.com/helloagain.html) é o pai do VoIP e é o mais conhecido. Na modalidade Skypeout é possível ligar para números de telefone regulares a partir do Skype. Estas chamadas são pagas e é necessário previamente acrescentar créditos à nossa conta de Skype. Funciona como um serviço de telemóvel pré-pago.
Com o Skype podem fazer-se chamadas de conferência até cinco pessoas numa chamada. Podemos começar com a lista completa ou ir juntando pessoas à conversa à medida que esta se for desenrolando.
Recentemente, foi disponibilizado pela empresa Santa Cruz Networks um plug-in (http://www.festooninc.com/) que permite que os utilizadores do Skype e do Google comuniquem entre si.

 

FIREFOX
Um browser para uma imensa minoria


O Internet Explorer continua a ser o browser que lidera o mercado. Mas, a pouco e pouco, o Mozilla Firefox vai ganhando terreno, sendo já utilizado por mais de 10% dos cibernautas.

O download pode ser feito a partir daqui . Experimenta!

 


Domínios "eu"

A partir de 7 de Dezembro abre-se uma nova morada para as páginas da internet. A partir daquela data passa a ser possível registar um domínio ".eu" (iniciais de European Union), que fica ao mesmo nível dos já conhecidos «.com» ou «.pt»

 

TSF lança podcast

Desde o dia 10 de Janeiro que a TSF começou a disponibilizar emissões em podcast.
O podcasting permite que os subscritores recebam nos seus computadores pessoais os ficheiros com os programas, sendo para isso necessário subscrevê-los em www.tsf.pt. É necessário ter instalado no computador um programa agregador - para o qual a estação oferece ligação. De cada vez que é disponibilizada uma nova edição do programa, os subscritores recebem os ficheiros, sem terem de ir à respectiva página na Net.
De momento estão disponíveis os programas: Sinais, Pessoal e Transmissível, Mel com Fel, Fado Maior, radio.com e Eureka.

 

Novos serviços do Google

O Google acaba de oferecer um novo serviço juntando mensagens instantâneas e e-mails no mesmo browser.
Os
utilizadores do serviço de e-mail do Google, o Gmail, a partir da sua lista de contactos, podem saber de imediato quem está ligado na altura e disponível para uma conversa online (o conhecido chat).
A nova funcionalidade só está disponível nos casos em que os dois utilizadores possuam contas de Gmail ou sejam assinantes de serviços compatíveis com o sistema de mensagens instantâneas do Google.
O Google Pack, tal como o nome indica, é um vasto pacote de software com uma diversiade de produtos e serviços. Vale mesmo a pena o download. Fica o link.

 

Redes sociais

Exemplos das vantagens da partilha e do poder da comunidade nas redes sociais (“social networking”): a partilha de favoritos com o Del.icio.us, a partilha de fotografias com o Flickr ou o Hi5, as comunidades virtuais, em meio estudantil ou juvenil como o Facebook , o Myspace, ou o Friendster.

 

Walla

Chama-se Walla e oferece uma caixa de coreio de 3G. Aqui fica o link