Tarefas



Tarefa 1

1. Criação de um endereço de -email. Todos os alunos são obrigados a ter um endereço de e-mail. A comunicação via e-mail será um dos canias utilizados na gestão do programa.
Os alunos que já têm uma conta de e-mail não necessitam de criar outra. O endereço pode ser criado num dos seguintes fornecedores:

www.hotmail.com
http://br.yahoo.com/
www.sapo.pt

2. Criação de um blog. Todos os alunos devem ter um blog pessoal. A criação do blog será monitorizada pelo professor em sala de aula, a partir do endreço http://www.blogger.com/start

Os blogs individuais não serão objecto de avaliação.

3. Após a criação da conta de e-mail e do blog pessoal deve ser enviado um e-mail para ticsaprendizagem@gmail.com com as seguintes indicações:

- nome do aluno
- endereço de e-mail
- endereço do blog pessoal

4. Posteriormente receberão um convite para subscreverem o blog da turma, o que devem fazer. A partir daí podem começar a publicar no blog da turma. A entrada na área de edição/escrita, quer do blog pesssoal quer do blog da turma, é feita a partir do seguinte endereço: http://www.blogger.com/start

5. Os objectivos do blog da turma estão lá enunciados, pelo que devem ser objecto de reflexão. A participação no blog da turma é um dos elementos de avalição. Os critérios que presidem a essa avaliação são os seguintes: quantidade e qualidade da participação, entendidas como a participação regular no acompanhamento das actividades da turma, o respectivo comentário, crítica ou sugestão.


Tarefa 2

Sumários

Os sumários das aulas são feitos pelos alunos em grupo de dois. No início da aula o professor nomeia o grupo encarregado dessa tarefa. O impresso do sumário encontra-se na rubrica sumários de onde deve ser feito o download. Posteriormente é enviado por e-mail para o endereço de e-mail da turma.

Os sumários têm que ser enviados até às 24 horas do dia seguinte.

 


Tarefa 3

Opinião sobre o site "Aprender com as TIC's"

Aceder ao site de apoio à disciplina http://www.aprendercomastics.net para fazer uma apreciação. As tarefas a realizar são as seguintes:

1. Opinião sobre o site, relacionada com aspecto e conteúdo.

2. Sugestões sobre o aspecto e o conteúdo.

3. Sugestões de conteúdos para as rubricas: links, dicas, software, saber mais.

4. Enviar um e-mail para ticsaprendizagem@gmail.com com o assunto "opinião sobre o site", com as tarefas realizadas. No e-mail deve constar o nº e o nome dos alunos autores do trabalho.

 



Tarefa 4

Proposta de Trabalho de Projecto

Até ao final da terceira semana de Outubro (dia 21) os grupos de trabalho de projecto têm que estar constituídos e o tema do trabalho decidido. Até àquela data tem que ser enviado por e-mail, para o endereço da turma, o impresso devidamente preenchido, relativo à proposta de trabalho de projecto.

Os grupos terão um mínimo de três e um máximo de quatro pessoas. O impresso é enviado por e-mail, como anexo, por um dos elememtos do grupo. O assunto do e-mail é: "proposta de trabalho de projecto"

O download do impresso deve ser feito a partir daqui.

Na última semana de Outubro cada grupo fará a apresentação da sua proposta de projecto à turma, podendo usar para o efeito os suportes que considerar mais adequados.

A viabilidade das propostas apresentadas será feita com base nos seguintes critérios:


- pertinência, relevância e exequibilidade do tema
- pertinência, relevância e originalidade dos assuntos a abordar
- clareza, consistência e relevância dos objectivos
- viabilidade e consistência do(s) suporte(s) utlilizados
- tipo de produto final
- presença de aspectos interdisciplinares
- presença dos conteúdos do programa de TIC

 


Tarefa 5

Dicionário on-line

Na sequência da tarefa 3 constatou-se que a escrita nem sempre é perfeita. E que os erros abundam. Ora há alguns instrumentos na Internet que são auxiliares preciosos, pois ajudam imenso. Estou a referir-me aos dicionários on-line.

Por isso a tarefa consiste no seguinte: enviar, para o e-mail da turma, uma mensagem a sugerir um endereço da Internet onde é possível encontrar e utilizar um dicionário de português.

O e-mail tem como assunto: dicionário
O número e o nome do proponente é obrigatório.
Esta tarefa é individual.

Prazo limite: 6 de Novembro.


Tarefa 6

Ficha de auto-avaliação

Preencher, e enviar por e-mail, a ficha de auto-avaliação. A ficha é enviada como anexo. O assunto do e-mail é: "auto-avaliação".

O download da ficha pode ser feito a partir daqui.
Esta tarefa é individual.

Prazo limite: fim da primeira semana de Novembro (dia 6).

 


Tarefa 6A

Notícia

Esta tarefa consiste num desafio: escrever uma pequena notícia (de dois a três parágrafos) sobre a conferência realizada no dia 26 de Outubro no Auditório da escola, subordinada ao tema "A escola n(d)a minha vida", a que a turma teve a oportunidade de assistir.

Esta tarefa não é obrigatória.
A melhor notícia será publicada na newsletter da escola.

 

Tarefa 7

Eleições Autárquicas 2005

1. Procura na Internet os resultados das eleições Autárquicas realizadas em 9 de Outubro de 2005. Escolhe os resultados obtidos pelos partidos políticos para as Câmaras Municipais.
2. Abre um novo livro do Excel.
3.. Em A1 escreve "Partidos", em B1 "Nº de votos" e em C1 "Percentagem (%)".
4. Escreve em A2, A3, etc, o nome dos 7 partidos/grupos políticos mais votados.
5. Escreve em B2, B3, etc, o número de votos obtido por cada um dos 7 partidos/grupos.
6. Soma, na célula B9, o total de votos obtidos por todos os partidos/grupos.
7. Calcula em C2, C3, etc, a percentagem de votos obtida por cada partido/grupo, utilizando a referência absoluta da célula B9.
8. Faz o respectivo gráfico destes resultados.
9. Escreve em A12 e A13 o nome e o número dos autores do trabalho.
10. Guarda o trabalho, na tua área pessoal, com o nome "autárquicas 2005".
11. Envia o trabalho, como anexo a um e-mail, para o e-mail da turma. O assunto é: "autárquicas 2005".

Prazo limite: 25 Novembro .

 

 

Tarefa 7A

Eleições Autárquicas 2005

Clica aqui para veres uma má e uma boa resolução da tarefa 7


Tarefa 8

Excel: auto-avaliação

Preenche a ficha de auto-avaliação sobre o Excel e envia-a por e-mail para o e-mail da turma. Faz o download da ficha a partir daqui.

Esta tarefa é individual.
Prazo limite: dia 2 de Dezembro.

 

 

Tarefa 9

Parceria - eTwinning

A partir do acesso ao site do eTwinning, cada grupo deve sugerir duas escolas, da faxa etária da nossa, como potenciais parceiras.

As sugestões são envidas por e-mail, para o e-mail da turma, até ao último dia de aulas, 16 de Dezembro.


Tarefa 10

Serões académicos

Vamos iniciar uma nova experiência denominada serões académicos. O objectivo é criar um tempo e um espaço em que os alunos da turma possam comunicar entre si e com o professor. A troca de opiniões sobre o trabalho que vamos realizando e o esclarecimento de dúvidas são os objectivos essenciais destes serões. A comunicação pode ser feita, simultaneamente, por qualquer um dos seguintes meios: chat, audio e vídeo.
A sessão experimental terá início às 21 horas, do dia 26 de Janeiro.
O suporte para a comunicação pode ser encontrado no link que se segue, sendo necessária a prévia instalação de software específico, o Skype ou o Google Talk, assim como o Festoon, que permite a comunicação entre as duas plataformas: http://www.festooninc.com/.
Depois de instalado o software e do respectivo registo, devem enviar um e-mail para o e-mail da turma com o nome de utilizador com que se registaram assim como o nome da plataforma (Skype ou Google).

 

Tarefa 11

Trabalho de casa - Access

Numa escola pretende-se criar informação sobre:
- Os alunos (informação sobre o seu número interno, nome, morada, código postal, localidade, o ano que frequentam e a turma a que pertencem).
- Os professores (código de identificação do professor, nome, morada, código postal, localidade, o grupo disciplinar a que pertencem, as disciplinas que leccionam e o grau académico que têm).
- As disciplinas (número de identificação, nome e número de horas semanais).
- As notas obtidas pelos alunos nas disciplinas que frequentam.

De acordo com os dados fornecidos, crie uma base de dados com as tabelas, os campos e as respectivas chaves. Depois estabeleça as relações entre as tabelas, impondo a integridade referencial.
Faça um print screen das relações entre as diferentes tabelas. Insira a imagem que copiou numa folha do Microsoft Word. Guarde o documento com o nome TPCescola e envie-o por e-mail, para o e-mail da turma.

Prazo da tarefa: 10 de Fevereiro.
Tarefa individual.

 

Tarefa 12

Trabalho de projecto

Até ao dia 17 de Fevereiro tem que ser preenchida a ficha relativa ao trabalho de projecto, e enviada por e-mail para o e-mail da turma.
O modelo da ficha encontra-se aqui.

 

 

Tarefa 13

Ficha de auto-avaliação de Access

Preencher, e enviar por e-mail, a ficha de auto-avaliação sobre o Access. A ficha é enviada como anexo. O assunto do e-mail é: "auto-avaliação access ".

O download da ficha pode ser feito a partir daqui.
Esta tarefa é individual.

Prazo limite: 24 de Março.

 

Tarefa 14

Reflexão

O que se pede é exactamente aquilo que o tema desta tarefa contém: uma reflexão. Precisando: uma reflexão pessoal sobre o modo como temos trabalhado até agora. Há já sete meses que nos encontramos semanalmente. E isso é tempo mais que suficiente para termos formado uma opinião.

A tarefa é por isso a seguinte: cada um vai escrever um texto em que vai falar sobre o que pensa sobre o modo como o ensino, a aprendizagem e a avaliaçao têm decorrido na disciplina de TIC. Ou seja, o modo como temos trabalhado.

Venham as críticas, as sugestões. Não vale só dizer que está bem. É desejável que sugiram, que critiquem... São válidos os comentários ao que os outros escrevem.

Tarefa individual, que conta para a avaliação, e que é para levar a cabo no blog da turma até ao dia 31 de Março.

 

 

Tarefa 15

Tarefas a realizar no 3º período

1. Página web: Criação de uma página web, colocação online e actualização. Ver as indicações na secção A.
2. Base de dados: criação de uma base de dados. Ver as indicações na secção B.
3. Questionário: realização de um questionário, tratamento dos dados em Excel e publicação na página. Ver as indicações na secção C.
4. Publicação na wikipedia (http://www.wikipedia.org/) da sinopse do livro que foi objecto do contrato individual de leitura em Português. Ver as indicações na secção D.

Todas as tarefas têm que estar terminadas até ao dia 2 de Junho.

 

Secção A – Página web

1. Cada grupo de trabalho deve apresentar uma proposta da estrutura e dos conteúdos que vai incluir no site que o grupo vai fazer. A proposta é feita num documento do Word.
2. O grupo pode decidir quais os conteúdos e a estrutura que quer colocar na página, mas os seguintes conteúdos devem constar obrigatoriamente:
2.1. O nome dos alunos do grupo de trabalho com o link para uma nova página individual que contenha uma pequena apresentação e o link para o blog e para a página pessoal (se existir).
2.2. Nome das disciplinas da turma e dos respectivos professores.
2.3. Ligação para uma base de dados criada de acordo com as indicações referidas na secção B
2.4. Lista dos livros que foram objecto do contrato de leitura por cada um dos alunos da turma e o respectivo link para a wikipedia, depois da publicação da sinopse, em português e inglês/francês.
2.5. Resultados do questionário referido na secção C.
2.6. . Grelha de análise de um site. Ver a tarefa 17.
3. Colocação na plataforma Moodle do ficheiro Word com a proposta de página web (conteúdos e estrutura) até ao dia 5 de Maio.

 

Secção B – Base de dados

Criação de uma base de dados relacionada com os contratos individuais de leitura que permita saber:

1. Em relação aos alunos da turma que frequentam a disciplina de TIC:
a)- o nome dos livros que cada um dos alunos leu;
b)- as disciplinas que cada um dos alunos frequenta;
c)- as classificações que cada um dos alunos obteve, no 1º e no 2º período, em cada uma das disciplinas que frequenta;
d)- o nome do professor de cada uma dessas disciplinas.
2. A base de dados a construir deve ainda poder responder às seguintes questões:
a)- quais os autores dos livros, as editoras e o ano de edição;
b)- qual a morada, telefone código postal, localidade e telefone dos alunos.
3. Realização de consultas com parâmetros, que mostrem a seguinte informação:
3.1. A partir da introdução do nome do aluno, que livros é que ele leu (guardar com o nome Consulta alunos e livros).
3.2. A partir da introdução do nome do livro qual o seu autor (guardar com o nome Consulta livros e autores).
3.3. A partir da introdução do nome do aluno quais as notas que obteve em cada uma das disciplinas que frequenta e em cada um dos períodos (1º e 2º) (guardar com o nome Consulta alunos e notas).
3.4. A partir da introdução do nome da disciplina qual o professor que a lecciona (guardar com o nome Consulta professores e disciplinas).
3.5. Consulta que conte o número de alunos inscritos em cada disciplina e apresente os resultados por ordem decrescente (guardar com o nome Consulta contar alunos e disciplinas).
4. Criar um formulário principal, que funcione como a entrada da base de dados, e que
4.1. Tenha como título “contratos individuais de leitura”
4.2. Contenha uma imagem com os alunos da turma
4.3. Contenha botões de comando para as consultas referidas no número 3.
5. Prazos: Até ao dia 5 de Maio - Desenho da base de dados e a colocação do ficheiro na plataforma Moodle. O restante trabalho deve estar concluído até ao dia 19 de Maio.

 

Secção C – Questionário  

1. Construção de um inquérito por questionário, que contenha informação de cada um dos alunos que frequenta a disciplina de TIC, relativa, pelo menos, às seguintes questões, podendo ser sugeridas outras:

  • Nome do livro “da sua vida”
  • Nome do filme “da sua vida”
  • Nome da banda “da sua vida”
  • Nome da música “da sua vida”
  • Nome do site “da sua vida”
  • Nome do clube de futebol “da sua vida”

2. O questionário é construído num documento Word. Este ficheiro, com o modelo do questionário, é enviado para a plataforma moodle até ao dia 5 de Maio.
3. Em função das propostas de cada um dos grupos será construído o questionário final, que ficará disponível na plataforma moodle onde vai ser respondido por cada um dos alunos, num prazo que será oportunamente indicado.
4. Tratamento das respostas ao questionário, em Excel, com as indicações seguintes:
4.1. Número total de livros lidos pelos alunos da turma
4.2. Média de livros lidos pelos alunos da turma
4.3.O livro mais lido
4.4.Nome do clube de futebol com mais adeptos.
4.5.Construção de um gráfico com os dados do questionário.
5. Publicação na página web dos resultados do questionário, até ao dia 26 de Maio.

 

Secção D – Wikipedia

A sinopse do livro que foi objecto do contrato individual de leitura em Português é feita em português e inglês/francês, consoante a língua que o aluno frequenta em termos curriculares.

1.Publicação na wikipedia (http://www.wikipedia.org/) da sinopse do livro, depois de validada pela professora de Português.
2. Tradução da sinopse do livro para Inglês ou Francês, consoante a língua que o aluno frequenta em termos curriculares, e publicação na wikipedia, depois de validada pelo respectivo professor.
3. Inserir na página web o link para cada uma das sinopses referidas nos números anteriores.

Prazo: tarefa a realizar até ao dia 19 de Maio.

 

 

Tarefa 16

Cada aluno deve fazer a actualização do seu perfil na plataforma Moodle

 

 

Tarefa 17

WebQuest

Construção de uma grelha de análise de um site. O link

 

Tarefa 18

Questionário sobre alguns gostos

Questionário para ser respondido on-line. O link

 

 

Tarefa 19

Questionário de auto- avaliação dos alunos

Questionário de avaliação do professor de TIC

Estes questionários são respondidos on-line, a partir da plataforma Moodle